domingo, 5 de fevereiro de 2012

Esquecidos pelos antropofagistas



Me deparei com a imagem dessa americana no The Sartorialist e quando vi a legenda (It’s great to see a young lady from Kansas making the streets of Paris look so chic) não pude deixar de comentar. A imagem dela resume para mim um sentimento em relação à globalização e massificação das coisas. Em um mundo onde as as pessoas ficam cada vez mais parecidas, uma imagem como essa me faz pensar que o perfume de cada cultura não está completamente ameaçado. É impressionante como ela está chic e brejeira ao mesmo tempo. Coloquei a foto de Dorothy (que no Mágico de Oz também é originária do Kansas) para vocês analisarem como são nítidas as referências. No Brasil, isso tem me assustado cada vez mais, porque apesar de ser super fácil de identificar 90% dos brasileiros em viagens antes mesmo de ouvir a língua, o reconhecimento não se faz por ver elementos da nossa cultura reinterpretados numa forma legal e sim, na unanimidade das pessoas em tentar apagar a origem através de símbolos ostensivos de outras culturas, o que torna tudo artificial e consequentemente cafona. Não acho que as pessoas devem sair por aí vestidas com Parangolés de Hélio Oiticica para mostrarem que são brasileiros, nem deixarem de adquirir peças de marcas internacionais e sim, deixar que a nossa personalidade e cultura guie um pouco mais a indumentária do dia-dia. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei Ceci! Tu acredita que pensei nisto hoje?! Bjos

Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin